CBO 7662

Trabalhadores da impressão gráfica

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços da impressão gráfica e ajustam máquinas para impressão. realizamserviços da impressão gráfica, tais como impressão plana e rotativa, impressão di gital, flexografia, litografia, tipografia, letterset, calcografia, tampografia, rotogravurae serigrafia (silks-creen). trabalham seguindo normas e procedimentos técnicos e dequalidade, segurança, meio ambiente, higiene e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualifi cação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula, ministrado por instituições ouescolas especializadas na área. o pleno desempenho das atividades ocorre até um anode experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a se rem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversasatividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. estãoorganizados de forma individual sob supervisão permanente, em ambiente fechadoe por rodízio de turnos (diurno/noturno). trabalham sob pressão, em posições des confortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos,radiação e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar