CBO 7771

Carpinteiros navais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Modelam formas, preparam quilhas e montam cavernas. constroem costados ou tabu ados, convés, borda-falsa, casaria, porão da embarcação, móveis e seus acessórios e es trutura de lançamento e de docagem. preparam bases para equipamentos e ferragens.reparam embarcações. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidadee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional de até duzentas horas/aula. o pleno desempe nho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos de madeira e mobiliário de embarcações, na indús tria da construção naval e nos serviços de transporte aquaviário. são empregados comcarteira assinada (carpinteiro naval em estaleiros) ou autônomos (carpinteiro naval - deembarcações e de construção de pequenas embarcações). o trabalho é presencial, re alizado de forma individual (sem supervisão) ou em equipe (sob supervisão ocasional).atuam a céu aberto, no horário diurno e permanecem expostos a materiais tóxicos e ru ído intenso. o carpinteiro em estaleiros e o que constroi pequenas embarcações podemtrabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e em grandes alturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar