CBO 7772

Carpinteiros de carrocerias e carretas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam o trabalho de fabricação, fabricam (constroem), reformam e montam carro cerias, carretas e veículos similares de madeira. confeccionam peças de madeira paracarrocerias e carretas e montam as suas estruturas. constroem rodas de madeira paracarretas e executam a montagem de tampas laterais, traseiras e frontais. trabalhamseguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental.a qualificação profissional é adquirida com a prática no posto de trabalho e o plenodesempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O carpinteiro de carroceria atua na fabricação e montagem de produtos de madeira(carrocerias) como empregado com carteira assinada e se organiza em equipe (célulasde produção), com supervisão ocasional; o carpinteiro de carretas, na indústria demóveis e na construção civil, como autônomo ou conta própria e trabalha de formaindividual, sem supervisão. o trabalho é presencial, em ambiente fechado e no horáriodiurno. podem permanecer expostos a ruído intenso e à poeira.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar