CBO 8102-05

Mestre (indústria de borracha e plástico)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam a fabricação de produtos plásticos e de borracha; controlam parâmetrosde processos e metas de produção; coordenam equipes de trabalho; controlam cumpri mento de normas e procedimentos administrativos de equipes de trabalho; elaboramdocumentação técnica e aplicam normas e procedimentos de segurança.

Formação e Experiência

Para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade de ensino médio e cursotécnico ou experiência equivalente. o exercício pleno das atividades ocorre apósquatro ou cinco anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em indústrias de transformação de plásticos e borracha, supervisionandodiretamente uma equipe de trabalhadores de chão-de-fábrica, sendo também, ocasio nalmente supervisionados. são empregados assalariados com carteira assinada. de senvolvem seu trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos e emrodízio de turnos. podem estar sujeitos à exposição a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar