CBO 8114-15

Operador de alambique de funcionamento contínuo (produtos químicos, exceto petróleo)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam variáveis de processos de destilação, evaporação e reação, operam apare lhos de destilação, de evaporação e reatores, realizam análises físico-químicas de pro dutos e mantêm máquinas e equipamentos em condições de uso. no desempenho dasatividades utilizam-se de capacidades comunicativas e trabalham seguindo normas desegurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, o ensino fundamental con cluído. a qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio localde trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado entre um e dois anosde experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacio nal demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizesa serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consoli dação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas, coque, refino de petróleo,combustíveis nucleares, álcool e produtos químicos. são empregados com carteira assi nada, trabalham em equipe (produção em série) sob supervisão ocasional, por rodíziode turnos e em ambiente fechado. a exceção fica por conta do destilador de madeira,que trabalha a céu aberto ou em veículos e no horário noturno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar