CBO 8121-05

Pirotécnico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fabricam munições, explosivos, fogos de artifício e acessórios iniciadores de explo sivos tais como, pólvora à base química, pólvora negra, pólvora branca e chumbo,operando máquinas de processamento químico, de usinagem, de montagem e em balagem de produtos. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidadee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas/aula. o plenodesempenho das atividades ocorre com um a dois anos de experiência profissional.a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos químicos como trabalhadores assalariados com car teira assinada e sob supervisão permanente. o trabalho é realizado em equipe, emambiente fechado e, eventualmente, sujeito à exposição de materiais tóxicos e radia ção. os pirotécnicos trabalham em rodízio de turnos e permanecem, durante longosperíodos, em posições desconfortáveis. os trabalhadores da fabricação de munição eexplosivos cumprem jornada diurna, ficam expostos a ruído intenso e altas tempera turas e atuam sob supervisão direta de técnicos e engenheiros da área química ou desegurança do trabalho, seguindo normas rígidas de segurança e controle de material.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar