CBO 8181-10

Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam o trabalho de apoio do laboratório e preparam vidrarias e materiais similares.preparam soluções e equipamentos de medição e ensaios e analisam amostras de in sumos e matérias-primas. organizam o trabalho conforme normas de segurança, saúdeocupacional e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básicode qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula. o pleno desem penho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente nos laboratórios de empresas farmoquímicas, farmacêuti cas, de alimentos, de tratamento de água, bioquímicas e de celulose. são empregadoscom carteira assinada e trabalham em equipe, com supervisão permanente, em am bientes fechados, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno).algumas atividadessão exercidas sob pressão, ocasionando estresse. podem permanecer expostos à açãode materiais tóxicos e radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar