CBO 8231

Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam máquinas e equipamentos, aditivos, barbotina, massa cerâmica e de vidro,esmaltes e tintas cerâmicas. produzem ligas aglomerantes e misturas abrasivas e moni toram a produção de aditivos, barbotinas, esmaltes, tintas, massa cerâmica, massa devidro e abrasivos. trabalham seguindo normas de qualidade, segurança, higiene, saúdee proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e a oitava série do ensinofundamental. a qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio lo cal de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado entre um e dois anosde experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a se rem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos de minerais não-metálicos, produtos químicos e demateriais de construção como empregados com carteira assinada. organizam-se emgrupos, desenvolvendo trabalhos em série, sob supervisão ocasional. trabalham emambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). algumas ati vidades são desenvolvidas em grandes alturas ou em ambiente subterrâneo. podempermanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas,poeira e umidade.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar