CBO 8233

Operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam moldes, formas e pisos, massas para fabricação de peças de concreto arma do, cimento amianto e pedras artificiais. moldam, realizam acabamento, classificam eacondicionam peças de concreto armado, pedras artificiais, cimento amianto e tijolosrefratários. preparam fornos e realizam a queima de peças de cerâmica vermelha, ti jolos, telhas e pisos. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade epreservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e oitava série do ensinofundamental. a qualificação profissional ocorre com a experiência prática no própriolocal de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado, no máximo, emdois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos de minerais não-metálicos e de materiais de cons trução como empregados com carteira assinada. organizam-se de forma individual ouna forma de trabalho corporativo, sob supervisão permanente, em ambiente fechadono período diurno e em turnos fixos. podem permanecer em posições desconfortáveis

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar