CBO 8481

Trabalhadores artesanais na conservação de alimentos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam local de trabalho para processamento de alimentos, inspecionando ambien te, organizando e higienizando equipamentos e utensílios. preparam máquinas paraprocessamento de alimentos, selecionando, acoplando e desacoplando peças e utensí lios, testando e regulando máquinas. preparam fornos, matérias-primas e ingredientes.processam produtos alimentícios, misturando, salgando e lavando carnes, embutindoe cozendo salsichas. embalam e armazenam produtos alimentícios. trabalham em con formidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene,saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental eprática profissional no posto de trabalho. o pleno desempenho das atividades ocor re com aproximadamente um ano de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares como empregados com carteira as sinada. o trabalho é individual, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado eno horário diurno. podem desenvolver sua atividades por conta própria ou comoautônomos (como ocorre com o salsicheiro) com total autonomia em relação àscondições de trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar