CBO 8601-10

Supervisor de operação de fluidos (distribuição, captação, tratamento de água, gases, vapor)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam atividades de supervisão da produção de utilidades, analisando prioridades,especificando recursos humanos, materiais e equipamentos, distribuindo tarefas e ela borando cronogramas e planos de contingência. implementam medidas de segurançapessoal, ambiental e patrimonial, gerenciam serviços administrativos e sistemas opera cionais. coordenam manutenções de equipamentos, administram insumos e otimizamprocessos do sistema de utilidades. qualificam equipes de trabalho. trabalham emconformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança,higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnicoem áreas correlatas (elétrica, eletrônica, mecânica de manutenção ou outras) oferecidopor instituições de formação profissional ou escolas técnicas. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas empresas dos serviços de eletricidade, gás e água quente, captação, puri ficação e distribuição de água e de limpeza urbana, esgoto e atividades conexas. são

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar