CBO 8601-15

Supervisor de operação elétrica (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam atividades de supervisão da produção de utilidades, analisando prioridades,especificando recursos humanos, materiais e equipamentos, distribuindo tarefas e ela borando cronogramas e planos de contingência. implementam medidas de segurançapessoal, ambiental e patrimonial, gerenciam serviços administrativos e sistemas opera cionais. coordenam manutenções de equipamentos, administram insumos e otimizamprocessos do sistema de utilidades. qualificam equipes de trabalho. trabalham emconformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança,higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnicoem áreas correlatas (elétrica, eletrônica, mecânica de manutenção ou outras) oferecidopor instituições de formação profissional ou escolas técnicas. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas empresas dos serviços de eletricidade, gás e água quente, captação, puri ficação e distribuição de água e de limpeza urbana, esgoto e atividades conexas. são

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar