CBO 8625-05

Operador de instalação de refrigeração


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam sistemas de arcondicionado, acionando motores, ventiladores, chillers pararesfriamento de líquidos, fancoil para climatização de ambientes, dispositivos decontrole pneumático e eletroeletrônico e condicionadores de ar. operam sistemas derefrigeração convencional e de refrigeração com amônia. controlam o funcionamen to dos sistemas de refrigeração e arcondicionado e realizam manutenção preventivabásica nesses sistemas. utilizam equipamentos de comunicação, registram ocorrên cias operacionais e preenchem relatórios de rotina. trabalham em conformidade comas normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde epreservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso bá sico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na extração de petróleo e serviços correlatos, na fabricação de produtos ali mentícios e de bebidas, produtos químicos e nos serviços de saúde como empregadoscom carteira assinada. o trabalho é realizado de forma individual, sob supervisãoocasional, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno).trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse e posições des confortáveis durante longos períodos. podem atuar em grandes alturas, em ambientesubterrâneo ou confinados e também permanecer expostos à materiais tóxicos, ruídointenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar