CBO 8625-15

Operador de instalação de ar-condicionado


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam sistemas de arcondicionado, acionando motores, ventiladores, chillers pararesfriamento de líquidos, fancoil para climatização de ambientes, dispositivos decontrole pneumático e eletroeletrônico e condicionadores de ar. operam sistemas derefrigeração convencional e de refrigeração com amônia. controlam o funcionamen to dos sistemas de refrigeração e arcondicionado e realizam manutenção preventivabásica nesses sistemas. utilizam equipamentos de comunicação, registram ocorrên cias operacionais e preenchem relatórios de rotina. trabalham em conformidade comas normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde epreservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso bá sico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na extração de petróleo e serviços correlatos, na fabricação de produtos ali mentícios e de bebidas, produtos químicos e nos serviços de saúde como empregadoscom carteira assinada. o trabalho é realizado de forma individual, sob supervisãoocasional, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno).trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse e posições des confortáveis durante longos períodos. podem atuar em grandes alturas, em ambientesubterrâneo ou confinados e também permanecer expostos à materiais tóxicos, ruídointenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar