CBO 9112-05

Mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Prestam assistência técnica, instalam, realizam manutenção e modernização em apa relhos de climatização e refrigeração, de acordo com normas de segurança e qualidade.orçam serviços e elaboram documentação técnica.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino funda mental e curso de qualificação profissional em refrigeração, oferecido em centrosde treinamento da própria empresa ou em instituições de formação profissional. oexercício pleno da atividade se dá após três ou quatro anos de experiência auxilian do um profissional titular. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalho exercido em empresas de assistência técnica e em departamento de assistên cia técnica de fabricantes dos aparelhos instalados, sob supervisão ocasional de téc nicos especializados. algumas atividades são executadas em posições desconfortáveis,com exposição a materiais tóxicos, ruídos, baixas temperaturas e choques térmicos. noverão há sobrecarga de trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar