CBO 9131

Mecânicos de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam manutenção em máquinas pesadas e implementos agrícolas. preparam peçaspara montagem de equipamento; realizam manutenções, inspecionam e testam o funcio namento de máquinas e equipamentos. planejam as atividades de manutenção e registraminformações técnicas.as atividades são desenvolvidas em conformidade com normas e pro cedimentos técnicos, de segurança, qualidade e de preservação do meio ambiente.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer formação do ensino fundamental completo, acrescido decurso de qualificação de duzentas a quatrocentas horas/aula, ministrado por instituiçõesde ensino profissionalizante. o desempenho pleno das atividades ocorre após três ouquatro anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de transporte terrestre, construção, fabricação de máquinase equipamentos, fabricação e montagem de máquinas agrícolas e de construção. tra balham em locais abertos, fechados ou em veículos, em geral, no período diurno. sãoempregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe de tra balho, sob supervisão. podem trabalhar em grandes alturas, muitas vezes em posiçõesdesconfortáveis e sob pressão. ocasionalmente são expostos a materiais tóxicos, ruídos,radiação, altas temperaturas e intempéries.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar