CBO 9141-10

Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. reparam motores convencio nais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros; recuperam estruturas deaeronaves. realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso,hidráulicos, de combustível, de comandos de voo, do interior de aeronaves e outrossistemas como os de ar-condicionado, oxigênio e pressurização. as atividades são reali zadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabeleci dos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidospelos regulamentos das autoridades da aviação.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), comespecialização em aeronaves. a habilitação é obtida no departamento de aviaçãocivil (dac) por meio de exames. há três especialidades (gmp) grupo motopropulsor,para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemasde hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos motopropulsores; (cel) célula,para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar-condicionado, pneumático, sis temas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem); (avi)aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, in clusive instrumentos de navegação, radionavegação e radiocomunicação, sistemaselétricos e de radar. após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (cct),requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelodac, para a obtenção do certificado de habilitação técnica (cht).a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitosdo cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentosnos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assala riados, com registro em carteira. atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro.podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio deturnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. podem per manecer em posições desconfortáveis por longos períodos; estão sujeitos ao trabalhosob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar