CBO 9193

Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Orçam serviços de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica,estimando custos, relacionando defeitos, avaliando peças para soldagem, listando má quinas e equipamentos, especificando materiais e tipo de mão-de-obra e requisitandopeças necessárias aos serviços. efetuam revisões gerais em bicicletas e equipamentosesportivos e de ginástica. desmontam e montam bicicletas e equipamentos esportivose de ginástica. realizam manutenções em bicicletas e em equipamentos esportivos ede ginástica. recuperam peças de equipamentos esportivos e de ginástica. trabalhamseguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto e cursobásico de qualificação profissional em torno de quatrocentas horas/aula. o pleno de sempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no comércio varejista e reparação de objetos pessoais e domésticos, na fabri cação de produtos de metal, equipamentos de transporte e na metalurgia básica. sãoempregados com carteira assinada ou podem trabalhar por conta própria ou comoautônomos. organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em locais fechados enos horários diurnos. permanecem expostos aos efeitos provocados pela soldagem.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar