CBO 9501-05

Supervisor de manutenção elétrica de alta tensão industrial


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram equipes, metas e resultados de manutenção eletroeletrônica industrial,comercial e predial. elaboram orçamento, planejam as atividades e controlam o pro cesso para sua realização. elaboram documentação técnica e zelam pela segurança,saúde e meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnicona área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolastécnicas. o pleno desempenho das atividades ocorre com aproximadamente cin co anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas, têxteis, de metalurgia bá sica, químicos, de borracha e plástico. os profissionais são assalariados com carteiraassinada e trabalham em equipe, com supervisão permanente. o trabalho é presen cial, realizado em ambiente fechado e a céu aberto, em rodízio de turnos (diurno/noturno). trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse e, emalgumas atividades, permanecem expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altastemperaturas e periculosidade.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar