CBO 2413-05

Oficial de registro de contratos marítimos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada peloestado e de acordo com as determinações previstas em lei. registram atos e fatos jurí dicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis,associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operaçõesimobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos,feitos ajuizados e outros documentos; averbam alterações em todos estes atos e fatos.reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma eautenticidade legal e pública; aconselham e prestam informações ao usuário do serviço.conservam o acervo e gerenciam a serventia. prestam informações.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em direito ou dez anos de experiênciacartorária. a fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em cartórios, como empregadores. atuam em equipe, em ambiente fechado eem horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar