CBO 2614-25

Intérprete de língua de sinais


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Traduzem, na forma escrita, textos de qualquer natureza, de um idioma para outro,considerando as variáveis culturais, bem como os aspectos terminológicos e estilísticos,tendo em vista um público-alvo específico. interpretam oralmente e/ou na língua desinais, de forma simultânea ou consecutiva, de um idioma para outro, discursos, de bates, textos, formas de comunicação eletrônica, respeitando o respectivo contexto eas características culturais das partes. tratam das características e do desenvolvimentode uma cultura, representados por sua linguagem; fazem a crítica dos textos. prestamassessoria a clientes.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem formações diferenciadas: o superior completo para filó logos e linguistas e o ensino médio ou o diploma de técnico para tradutores e intérpretes. odesenvolvimento pleno das atividades demandam experiência superior a cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em serviços especializados de eventos, congressos e seminários, de ativi dades empresariais variadas, da administração pública, em empresas, universidades,fundações e outras instituições, de caráter público ou privado. a maioria dos tradutorese intérpretes trabalha como autônomos, seja de forma individual ou em grupos, porprojetos, podendo desenvolver suas atividades também à distância. os filólogos tra balham de forma individual, predominantemente como empregados. os profissionaispodem trabalhar em horários irregulares e, em algumas atividades, estar sujeitos apermanências prolongadas em posições desconfortáveis, a ruídos intensos, bem comoa trabalhos sob pressão de prazos.esta família não compreende2346 - professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar