CBO 3412-25

Patrão de pesca na navegação interior

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Navegam, atracam e desatracam embarcações; gerenciam tripulação; operam equi pamentos de embarcação; monitoram carga e descarga da embarcação e controlamembarque e desembarque de passageiros. registram dados da embarcação; supervi sionam manutenção de embarcações e administram recursos materiais e financeiros.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino fundamentalconcluído, acrescida de curso básico de qualificação com mais de quatrocentas horas.o exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em empresas detransporte aquaviário, de navegação marítima ou fluvial, indústria da pesca ou de ativi dades anexas e auxiliares do transporte. são contratados na condição de trabalhadoresassalariados, com carteira assinada. organizam-se na forma de trabalho hierarquiza do e trabalham em ambientes a céu aberto. em algumas ocupações, os profissionaisdesenvolvem suas atividades com supervisão permanente; em outras, com supervisãoocasional. trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão su jeitos à estresse constante e à ação de ruído intenso, vibração e movimento da embar cação. atuam, ainda, na condição de trabalho confinado.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar