CBO 5135

Trabalhadores auxiliares nos serviços de alimentação

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os trabalhadores auxiliares nos serviços de alimentação auxiliam outros profissionaisda área no pré-preparo, preparo e processamento de alimentos, na montagem de pra tos. verificam a qualidade dos gêneros alimentícios, minimizando riscos de contamina ção. trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade,segurança, higiene e saúde.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer em geral ensino fundamental seguido de cursosbásicos de profissionalização que variam de duzentas a quatrocentas horas, ou expe riência equivalente. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional deman da formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham predominantemente em restaurantes e empresas de alimentação.trabalhamindividualmente ou em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em horários diur no e noturno. podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. hásituações em que trabalham sob pressão, o que pode ocasionar estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar