CBO 6127-35

Produtor da cultura de mamona


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Selecionam a área, preparam o solo, produzem mudas e sementes, plantam, realizamtratos culturais e beneficiam a colheita de oleaginosas tais como amendoim, canola, col za, coco-da-baía, dendê, palma, girassol, linhaça, linho, mamona e soja. administram eprogramam a produção.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional. odesempenho pleno das atividades dessas ocupações requer cinco anos de experiência.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabe lecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido por proprietários e arrendatários que trabalham em plantaçõesde portes variados. as culturas de dendê e coco são produzidas em pequenas proprie dades, a soja é cultivada em pequenas, médias e grandes plantações. o trabalho éexposto a variações climáticas, a riscos de acidentes na manipulação de instrumentos,máquinas e agrotóxicos.consulte1411 - gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aquí cola e florestal.esta família não compreende6227 - trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar