CBO 9143

Mecânicos de manutenção metroferroviária

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Inspecionam e realizam manutenções em veículos metroferroviários; realizam medi ções e testes em peças, componentes e em veículos metroferroviários; reformam veícu los e manobram equipamentos. programam e realizam atividades de manutenção emconformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, desaúde e de preservação ambiental.

Formação e Experiência

O exercício desta ocupação requer curso técnico de nível médio em mecânica e o de sempenho total ocorre após quatro ou cinco anos de experiência. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente em empresas de transporte metroferroviário e em de partamentos de infraestrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem comona fabricação de equipamentos de transporte. são empregados assalariados, comcarteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. su pervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locaisfechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições descon fortáveis por longos períodos; em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalhosob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade eintempéries, fatores ocasionadores de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar