CBO 1221

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dosproprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas degestão da empresa; estabelecem planejamento estratégico; avaliam desempenho daprodução; traçam estratégias comerciais; administram os recursos da empresa; partici pam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Formação e Experiência

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantementenas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografiaou engenharia de pesca. é desejável que os titulares das ocupações tenham experiênciaanterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente; o acessoa essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia,internamente à empresa. as ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários deempresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de es colaridade.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades nos ramos daagropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aquicultura em empresas e en tidades de caráter público ou privado. parte importante de seu trabalho se desenvolvejunto a equipes de subordinados; o vínculo de trabalho mais comum é como emprega do registrado em carteira. atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados,podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar