CBO 2142-30

Engenheiro civil (geotécnia)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram projetos de engenharia civil, gerenciam obras, controlam a qualidade deempreendimentos. coordenam a operação e manutenção do empreendimento. podemprestar consultoria, assistência e assessoria e elaborar pesquisas tecnológicas.

Formação e Experiência

Para o exercício profissional requer-se formação em nível superior em tecnologia em cons trução civil ou engenharia civil e registro no crea, sendo frequente os profissionais porta dores de títulos de especialização e pós-graduação lato sensu. o exercício pleno da ativida de ocorre, em média, após cinco anos de experiência, para engenheiros civis e em média atédois anos no caso dos tecnólogos.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na maioria das atividades econômicas com concentração na construção civil.trabalham na área de planejamento e gerenciamento de projetos construtivos paraas mais diversas finalidades. costumam trabalhar em equipe multidisciplinar, em la boratórios e escritórios e também a céu aberto, ou no campo. os vínculos de trabalhomais comuns são como trabalhador assalariado ou por conta própria, na condição deprestador de serviços. eventualmente, em certas atividades, alguns profissionais traba lham em condições especiais, por exemplo, em ambientes subterrâneos ou confinados,expostos à poeira, mau cheiro, ruído intenso e materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar