CBO 2148

Engenheiros agrimensores e engenheiros cartógrafos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam atividades em topografia, geodésia e batimetria, levantando e calculandopontos topográficos e geodésicos. elaboram documentos cartográficos, estabelecen do semiologia e articulação de cartas, efetuam levantamentos por meio de imagensterrestres, aéreas e orbitais. gerenciam projetos e obras de agrimensura e cartografia.assessoram na implantação de sistemas de informações geográficas, implementamprojetos geométricos. podem pesquisar novas tecnologias.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações requer-se curso de engenharia nas áreas de agrimen sura e cartografia, com registro no crea. o mercado de trabalho, atualmente, tem valo rizado profissionais com cursos de especialização e pós-graduação em geotecnologiae informática aplicada.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais podem trabalhar em áreas, tais como agricultura e pecuária, silvicul tura e exploração florestal, construção, extração de minerais metálicos, administraçãopública. podem trabalhar em empresas de variados tamanhos, predominantemente pri vadas, como empregados registrados. também são encontrados em órgãos e empresaspúblicas. desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão ocasional. em algu mas atividades, podem manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos eestarem sujeitos a condições ambientais adversas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar