CBO 7111

Trabalhadores da extração de minerais sólidos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Pesquisam subsolo da jazida e retiram amostras de minerais sólidos, carvão e outros tiposde rochas, pedras preciosas e semipreciosas da superfície e do interior de minas, pedreiras,terra firme, barrancos e leitos de rios, por meio de furos de sondagem. inspecionam fren tes de trabalho para operação de equipamentos. instalam cavilhas e chumbadores nostetos ou paredes da galeria (mina subterrânea). realizam desmonte mecânico, hidráulicoe manual de rochas e controlam o transporte e o tráfego de tais produtos.

Formação e Experiência

O nível de escolaridade exigido aos trabalhadores desta família ocupacional é entre aquinta e a oitava séries do ensino fundamental. as atividades exercidas abrangem osseguintes ramos: extração de carvão mineral, extração de minerais metálicos e extraçãode outros minerais. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

A maior parte dos trabalhadores são empregados com registro em carteira e trabalhamsob supervisão permanente, em locais com grandes alturas e subterrâneo, em exposiçãoaos agentes ambientais (sol, chuva, umidade e vento) e os provocados por explosivos

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar