CBO 7114

Garimpeiros e operadores de salinas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Pesquisam e preparam áreas para extração de minérios; providenciam máquinas, equi pamentos, ferramentas e acessórios de segurança; exploram mina, beneficiam o minérioe comercializam o minério. preparam área para extração e processam o sal, controlam aquantidade de sal da salmoura e extraem o sal.

Formação e Experiência

O acesso à ocupação de garimpeiro é livre, com escolaridade média de ensino fundamen tal. o requisito de escolaridade para os operadores de salina é de ensino médio completo.o aprendizado do trabalho ocorre na prática. o pleno exercício das atividades requer deum a dois anos de experiência.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em garimpo de minerais metálicos e em extração de sal, em salinas. osgarimpeiros trabalham por conta própria, sem supervisão. os salineiros trabalham nacondição de assalariado, com carteira assinada, sob supervisão permanente. o exercí cio dessas ocupações expõe o trabalhador a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso,altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar