CBO 7113

Trabalhadores da extração de minerais líquidos e gasosos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam pesquisa sísmica, perfuram poços em terra e mar.avaliam área perfurada; extra em minerais líquidos e gasosos; realizam o processamento primário de separação de óleo,água e gás. para a realização das atividades são utilizadas e emitidas informações oraise escritas, em conformidade a normas e procedimentos técnicos, de segurança, meioambiente e saúde. podem ministrar treinamentos no local de trabalho.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer ensino médio, mais curso técnico profissionalizantede nível médio, obtido em escolas profissionalizantes ou por meio de cursos ministradospelas próprias empresas. houve um aumento de exigência de qualificação nessa área. opleno desempenho das atividades requer três a quatro anos de experiência para operadorde sonda de percussão, operador de sonda rotativa e sondador de poços de petróleo egás. para plataformista (petróleo), sondador de poços (exceto petróleo e gás) e torrista(petróleo) o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de expe riência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de prospecção e extração de minerais líquidos e gasosos comopetróleo, gás e água. são empregados assalariados e trabalham sob supervisão perma nente. as atividades podem ocorrer ambientes a céu aberto, ambientes confinados e emgrandes alturas, com exposição a materiais em tóxicos, radiação e altas temperaturas. emalgumas situações estão expostos a peso excessivo, vibrações e esforço repetitivo. a for ma de organização do trabalho predominante é em equipe e com supervisão ocasional.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar