CBO 8212-50

Operador de desgaseificação


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam máquinas, equipamentos e materiais, operam alto-forno, vazam e dessul furam ferro-gusa, realizam manutenção refratária e controlam características físico químicas dos produtos e das matérias-primas. produzem e vazam metal líquido erealizam tratamentos secundários nos metais. trabalham em conformidade com asnormas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e pre servação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso bá sico de qualificação profissional de até duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente na fabricação de produtos de metal e metalurgia básicacomo empregados com carteira assinada. organizam-se em equipe, sob supervi são ocasional, em ambientes fechados e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). no exercício de algumas atividades podem permanecer em posições des confortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, ruídointenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar