CBO 8413-15

Operador de moenda na fabricação de açúcar


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam moendas e tratam o caldo para fabricação do açúcar, utilizando processos dedecantação. concentram o caldo para fabricação do açúcar, cristalizam, centrifugame preparam o açúcar para embalagem. tratam o licor do açúcar, medindo a dosagemde produtos químicos, clarificando e filtrando. mantêm máquinas e equipamentos emfuncionamento, identificando falhas, realizando pequenos consertos e auxiliando namanutenção programada. trabalham em conformidade com as normas e procedimen tos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se prática profissional no posto de trabalho.o pleno desempenho das atividades ocorre com a experiência profissional ao longodo tempo, dependendo da ocupação exercida: para o operado de tratamento da calda,até dois anos de atuação na refinação do açúcar; para os operadores de equipamentose de cristalização, entre três e quatro anos de prática na refinação do açúcar; para ooperador de moenda, entre quatro e cinco anos de experiência na fabricação do açúcar.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentícios, de bebidas e de álcool como emprega dos com carteira assinada. organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, emambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). no desenvolvi mento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos,ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar