CBO 8415

Trabalhadores na pasteurização do leite e na fabricação de laticínios e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recepcionam e analisam o leite, interpretando cronogramas de coleta de amostras,coletando amostras para análise laboratorial, interpretando resultados das análises,definindo proporções de misturas de agentes químicos, divulgando resultados deanálises para setores de produção. controlam variáveis do processo de pasteuriza ção (pressão, temperatura, teor de gordura e outras). pasteurizam, desnatam e este rilizam o leite. realizam procedimentos de sanitização.trabalham em conformidadecom as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúdee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional de duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre com até um ano de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na pecuária e atividades afins e na fabricação de produtos alimentares e be bidas como empregados com carteira assinada. o trabalho é presencial, realizado emequipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. no desen volvimento de algumas atividades podem permanecer expostos a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar