CBO 2143-30

Engenheiro eletrônico de projetos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, analisando pro postas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamen tos, executando testes e ensaios. projetam, planejam e especificam sistemas eequipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações e elaboram sua docu mentação técnica; coordenam empreendimentos e estudam processos elétricos,eletrônicos e de telecomunicações.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer formação em uma das áreas de engenharia: elétrica,eletrônica ou telecomunicações ou curso de tecnólogo em uma das áreas, comregistro no crea. o exercício pleno das atividades ocorre, em média, com quatroanos de exercício profissional para os engenheiros e de 1 a 2 anos para os tecnólo gos, incluindo tempo de estágio. a manutenção do emprego neste domínio requerde seus profissionais atualização constante.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em ramos de atividade econômica variados. na área industrial, encon tram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos ede equipamentos de telecomunicação. é expressiva a presença desses profissionaisna atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manuten ção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, e naconstrução civil. trabalham em empresas pequenas, médias e grandes nas áreaspública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. suas atividadescostumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional.em algumas atividades, podem estar submetidos a condições especiais de traba lho, por exemplo, grandes alturas, altas temperaturas, ruído intenso, exposição amaterial tóxico, alta tensão e radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar