CBO 6121

Produtores agrícolas na cultura de gramíneas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Plantam e colhem grãos, colmos e plantas tais como arroz, trigo, milho, cevada, sorgo,cana-de-açúcar, aveia e triticale; condicionam e fertilizam o solo, manejam plantasinvasoras, pragas e doenças em lavoura. comercializam e administram a produção ea qualidade do armazenamento dos grãos, feno e silagem. providenciam consultoriatécnica, documentos legais e manutenção de benfeitoria, máquinas e implementos.instalam infraestrutura de irrigação e drenagem e monitoram volume e distribuição deágua. lideram equipe de trabalho.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional. ascooperativas de produtores ministram vários tipos de treinamentos a seus cooperados.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabe lecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em fazendas e agroindústrias de médio e grande porte por proprie tários de fazendas ou familiares de ambos os sexo que trabalham em forma de contratode parcerias para cooperativas e/ou independentemente, comercializando sua própriaprodução, cada vez mais associada à agroindústria. o trabalho é exercido a céu aberto,em horários variados, com exposição a variações climáticas e a riscos de acidentes namanipulação de insumos e operação de equipamentos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar