CBO 6122

Produtores agrícolas na cultura de plantas fibrosas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram e comercializam a produção de plantas fibrosas tais como algodão, curauá,juta, rami e sisal; preparam solo e executam o plantio; realizam atividades de colheita earmazenamento, tratos culturais e controles fitossanitários. efetuam reparos e manuten ção em máquinas e equipamentos.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações é livre. é desejável que o produtor de algodão se qualifiqueem curso básico de até duzentas horas/aula. o pleno desempenho das atividades deprodutor de algodão ocorre após três a quatro anos de experiência, de produtor de sisaldepois de um a dois anos. para os demais, com menos de um ano. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na agricultura como empregadores ou por conta própria, sem supervisão.executam suas funções em equipe, a céu aberto e em horário diurno. permanecem emposições desconfortáveis durante longos períodos e o produtor de algodão pode estarexposto a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar