CBO 6126

Produtores agrícolas na cultura de plantas estimulantes

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram a propriedade agrícola; cultivam plantas estimulantes tais como café, ca cau, erva-mate, guaraná e fumo; plantam mudas, colhem, beneficiam e comercializam aprodução. condicionam terreno para plantio e desenvolvem atividades de preservaçãode meio ambiente.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações é livre. em geral, os produtores tem formação mínima doensino fundamental e a qualificação é adquirida ao longo do tempo, em ambiente fa miliar, onde desenvolvem as habilidades e conhecimentos necessários para dar conti nuidade aos negócios da família ou para iniciar seu próprio negócio. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido por empregadores proprietários de terra, sem supervisão e or ganizado em equipes de trabalhadores. as atividades são realizadas a céu aberto, emhorários irregulares.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar