CBO 2342

Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coor denam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação.desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. atualizam seus conheci mentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucio nal. atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infraestruturapertinente e estruturam processos seletivos.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulosde pós-graduação ou especialização na área. é comum o ingresso e a progressãona carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. o plenodesempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cincoanos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e uni versidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assina da. o trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado,com horários irregulares. permanecem durante longos períodos em posições descon fortáveis. os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação;os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar