CBO 2345

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profis sionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizampesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagó gica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coor denam atividades de ensino, pesquisa e extensão. produzem material de trabalho;prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar enão-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas,atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Formação e Experiência

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importantea posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. é comum o ingres so e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na áreapública. dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de,pelo menos, cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em instituiçõescujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. desenvolvemsuas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada;organizam-se em equipes de trabalho; atuam com supervisão ocasional, em am bientes fechados e em horários irregulares. algumas vezes, podem trabalhar emposições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar